a sua melhor escolha, ele disse. e eu acreditei. e eu vim, eu peguei o avião e voltei. a sua melhor escolha, ele disse. e eu acreditei, achei que era o mais correto. a escolha sempre errada é aquela que fazemos pelo outro: vivemos o sonho do outro, elegemos os critérios do outro, acreditamos no que o outro acredita. e eu voltei para viver o sonho dele. qual o resultado? quando a maquiagem do dinheiro despenca - pois toda maquiagem despenca - eu vejo concretamente os resultados daquilo que escolhi: tristeza. sou triste, sou um homem triste, sou um professor triste porque quais viver o sonho de outro. a mim não é dado mais o direito de sugerir "ingenuidade adolescente". estou envelhecendo muito aceleradamente. minha pele, sobretudo a do rosto, vem adquirindo uma textura estranha, ressecada, carcomida e cheia de vincos. não posso mais alegar que eu era jovem e inexperiente: eu vim pelo dinheiro. não há nada pior que o dinheiro: aquele montante que se tem, mas que na verdade nos tem. tudo o que o dinheiro me trouxe, tudo, eu devolveria. e conquistaria novamente sendo pobre. as viagens, as roupas, a cerveja, o sabonete, o desodorante: eu ainda seria alguém sem nenhum desses que eu comprei com o dinheiro que ganhei. conheci pessoas que perderam muito; pessoas que não tinham nada, que eventualmente ganharam A MAIS e que perderam. sobrenomes e vários cartões de crédito não valem pra muito - mas pra algo. prefiro ser pobre, ser invisível, ser ninguém - não é isso que vocês pensam de quem ganha menos? na minha beleza eu encontrei alguns princípios, pois minha beleza tem retidão ética.
responsabilizar-me pela minhas escolhas.
revisar minhas posturas e pedir desculpas quando crer que estive errado.
dizer da minha revolta quando algo me revoltar.
entristecer, alegrar, chocar, desprezar quando for necessário fazê-lo.
dormir 8h por noite. bater uma punheta a cada 2 dias.
convencer-me de que não há justiça divina, nem justiça humana, e que a vida é uma só e é a minha.

permitam-me sonhar e viver meu sonho; caso contrário não os deixarei dormir.