Cartas a uma Jovem Bicha - A 'V'erdade

Sem dúvida eu penso que não existe A Verdade. Não me agrada A Verdade por detrás das situações, A Verdade por detrás dos textos, O Real significado daquilo que me dizes, Aquilo que Eu De Fato quero dizer com o que escrevo. Acho inútil buscar pel’A Verdade por vários motivos, mas sobretudo porque nunca temos A Certeza de que Ela é A Verdade: in dubio pro veritas. Estranho, não é?, o fato de que A Verdade, essa tão buscada e acreditada Verdade, nunca se mostra explicitamente, mas sempre se insinua, sempre se disfarça, sempre se esconde: A Verdade sempre está ‘por detrás’ de alguma palavra, de algum texto, de alguma frase. Temos que tirar essa sujeira feia que aprendemos a jogar sobre Ela – chamamos isso de ‘hipocrisia’, ‘polidez’, ‘elegância’, ‘educação’, e esquizofrenicamente também chamamos de ‘mentira’, ‘falsidade’, ‘omissão’ e ‘dissimulação’ – para que se mostre. A Verdade, a altiva com ‘V’ maiúsculo na qual muitos acreditam, precisa ser parida, descoberta, trazida à luz. Porque naturalmente Ela recusa aparecer.