Eu vou sentir saudades de ti


Minha amiga Beibe do Brasil sempre me disse que eu tava mais pra Billy Elliot que para Jean Willys. Hoje, depois de anos de resistência consciente, assisti ao filme.

O filme é equilibrista: anda... ou melhor, dança numa navalha sedutora entre a comédia e o drama. Mas não quero analisá-lo. Quero senti-lo.

Acho que a Beibe me acha mais parecido com o Billy porque ele é inglês. Eu não sou inglês, mas tenho sotaque! Me identifiquei com o menino nas suas primeiras aulas de ballet: desastrado. Me identifiquei também nos confrontos com o pai. As masculinidades ‘másculas’, de minerador do interior da Inglaterra dos anos 80, são um paredão rochoso contra o qual se lança aquela suavidade masculina que enxerguei com todas suas cores no Billy. O menino é uma graciiiiiiiinha, como diria a Hebe, um lindo, um querido! Quando franze suas sobrancelhas ganha um ar de delicada brabeza que pra mim é fa-tal. Tiro&Queda.

Sim, me emocionei. Houve uma cena na qual eu deixei escorrer uma lágrima, menos como uma lágrima em si e mais como um suor deste espírito duro que aqui escreve (por que torturar criancinhas pra tornar-se um insensível quando se nasce com o ascendente em Virgo?). Foi aquela em que o Billy entra no ônibus para ir morar em Londres e olha pela janela. Seu irmão mais velho o encara e diz algumas palavras. O Billy não o ouve e bate no vidro, grita dentro do ônibus, ansioso por escutar o irmão. O ônibus arranca, segue pela rua em sua viagem que vai dar direto na Real Academia de Ballet, e o Billy não consegue saber o que o irmão tenta dizer.

É claro que o Billy vira um Deus da dança. E é claro que o Billy tem um amiguinho viado que é apaixonado por ele. E é claro que o Billy é super compreensivo em relação à sexualidade desviante do amigo. Afinal de contas, é um filme, né, gente? A cena com a qual eu mais me identifiquei foi aquela em que o amigo gay é pego dançando ballet usando um tutu (aqueles saiotes de tule que as bailarinas clássicas usam) pelo pai do Billy. Ótema! Porque o tutu cai bem em todo o tipo de quadril!